ESTÉTICA E TEORIA DA ARTE EM AMORIM DE CARVALHO

 Breve ensaio de interpretação

 

[CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR DOUTOR ARTUR MANSO NO COLÓQUIO ORGANIZADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTO EM OUTUBRO DE 2004, NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES OFICIAIS DO 1.° CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE AMORIM DE CARVALHO]

 

A intenção deste trabalho é apresentar as bases e o sustento da teoria estética e artística de Amorim de Carvalho. Para tanto percorreremos os escritos que o esteta portuense dedicou a esta temática com as regras da “escola” da estética moderna que teve entre os seus principais representantes E. Souriau e M. Dufrenne. Não nos debruçaremos em pormenor sobre temas e problemas universalmente considerados como fazendo parte de qualquer reflexão estética e artística séria, como é o caso do Belo e do Gosto que neste estudo não são considerados de forma autónoma.

 

Começaremos por explicitar o que Amorim considerava como positivismo estético e como dentro desta corrente de pensamento enquadrou o legado clássico do idealismo platónico e do criticismo kantiano. Logo após, explicitaremos o exacto conceito de ciência que Amorim atribuiu à estética, deixando de seguida as impressões do nosso esteta quanto ao método e objecto específicos da estética.

 

Como é natural haver uma confusão entre a estética e a arte, que resulta do facto de que para uma reflexão estética alargada não se poder prescindir de uma teoria da arte, percorreremos os textos de Amorim no sentido de esclarecer quais os contributos que no todo do seu pensamento estético positivista quer a filosofia, quer as ciências mais recentes como a psicologia e a sociologia podem fornecer a esta demanda.

 

Como não podia deixar de ser para quem sempre pensou as possibilidades de uma estética normativa e universal que também fosse científica, apresentaremos os seus argumentos a favor de uma axiologia estética e elencaremos as artes que serviam de referência às suas reflexões no tradicional sistema das Belas Artes...

 

 

Descarregue aqui abaixo o documento completo em formato . pdf

Estética e teoria da arte em Amorim de Carvalho : Breve ensaio de interpretação